Instituição de Ensino: Ganho de eficiência na recuperação de recebíveis com a terceirização da cobrança
Sua instituição de ensino tem problemas em receber de seus alunos? A cobrança toma muito tempo de sua equipe e desvia a atenção e o foco das atividades principais da instituição? Consegue viabilizar um acordo com o devedor educacional, contudo, tem que dar descontos e ter seu recebível reduzido? Se respondeu afirmativamente a essas perguntas, este pequeno texto apresenta um caminho diferente que poderá propiciar melhores resultados e satisfação no que tange à recuperação dos recebíveis.
Para se obter satisfação e eficácia na cobrança a conduta do profissional é determinante e o tempo investido nas tratativas é um dos grandes fatores para que a negociação ocorra com base no respeito e na humanização.
Boa parte das instituições de ensino desenvolve a cobrança dos alunos inadimplentes em sua própria empresa havendo a cumulação de funções por parte daquele que a executa, aliado ao fato de haver o comprometimento do tempo que deveria ser destinado a outras atividades ligadas ao objeto social da empresa.
Frente às dificuldades muitas vezes apresentadas e o desgaste que a atividade de cobrança causa, algumas instituições de ensino colocam a inadimplência em um segundo plano, o que concretiza prejuízo financeiro à empresa e, fortalece a conduta negativa do devedor, uma vez que percebe que nada acontece se ele não quita sua dívida.
A situação pode ser agravada se a inadimplência for mantida por um longo período de tempo sem que a instituição de ensino tome as devidas providencias, e nesse contexto o dano é ainda maior, pois aumentam as dificuldades na busca pela solução e efetiva recuperação do crédito.
A indicação para evitar tais prejuízos é a contratação de uma equipe especializada que realize a cobrança dos créditos contratuais, uma vez que esta é apta a tal atividade utilizando técnica jurídica adequada, bem como asseguram a formalização da negociação que é algo essencial à segurança das partes.
O desempenho da equipe jurídica será parte de uma gestão profissionalizada, pois a organização e a competência técnica propiciam um melhor desempenho na atividade.
O trabalho terceirizado da equipe de cobrança, seja por seu profissionalismo, sua disponibilidade de tempo e as técnicas de negociação, mediação e humanização fazem com que a negociação tenha maior probabilidade de ser efetivada.
Podemos assim concluir que todo esse trabalho terceirizado e técnico jurídico propicia maior ganho de eficiência na recuperação dos recebíveis.
Se você se interessou pelo tema, entre em contato conosco, teremos prazer em ajudá-lo.
Curta nossa fanpage no facebook e mantenha-se atualizado sobre as tendências desse mercado.
Cristiane Bassi Jacob